Por que você é bom?

The Good Place é sem sombra de dúvidas uma das séries mais brilhantes dos últimos anos, não canso de dizer isso. Depois da discussão de o que te define como bom na temporada anterior, a série chega ao fim de sua 2° temporada levantando a questão de por que você é bom?

Nós nascemos e morremos, e no curto espaço de tempo no meio, tentamos ser bons, mas não pela simples ação de ser, mas pela sensação que isso traz, essa é a ideia levantada no último episódio da temporada.

Se você é bom, porque tem medo de acabar indo parar no inferno, você não é bom de verdade, você é apenas medroso. Desculpe, mas você fazer coisas boas, apenas por medo de ser punido, não é uma virtude. Não querendo tirar o crédito da boa ação, num mundo onde as pessoas são cada vez mais apáticas aos problemas, é louvável ver quem ainda ajuda os outros, mas nem sempre a intenção é altruísta.

Assim como se você faz um mal a alguém, reparar esse mal, não é uma ação altruísta, é uma responsabilidade moral, como explicado por Tim Scanlon (também citado no episódio). Uma ação realmente altruísta, é quando você a faz, não esperando qualquer retorno. Mas será que faríamos essa ação, se isso fosse de alguma forma nos prejudicar?

Na filosofia (calma, não dorme ainda) existe a teoria do egoísmo psicológico, que afirma não existir boa ação sem motivação de interesse próprio, sejam benefícios materiais ou abstratos. Como dizia Nietzsche: “Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama à eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado”.

Pois é, talvez ser bom não seja tão fácil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close